E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

12/02/2011

Diagnstico do Artesanato na Serra do Papagaio


Autor:
e-mail:

Levantar, registrar e avaliar a produo do Artesanato da Serra do Papagaio foi primeiro passo para qualificar a produo local e abrir novas portas dentro da rede mundial de Comrcio Justo.

A partir de estudos realizados na região, constatou-se que o artesanato é um dos setores econômicos de destaque nas comunidades rurais da Serra do Papagaio. Razão pela qual a Fundação Matutu Participou de edital do Sebrae e apresentou a proposta de trabalho para o desenvolvimento do projeto Comércio Justo na Serra do Papagaio, que tem como público-alvo os artesãos de 10 comunidades rurais dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Através da execução do projeto objetiva-se disseminar os conceitos de Comércio Justo e Solidário na região, agregando valor à atividade econômica de pequena escala local, com ênfase na produção artesanal, relacionando-a com processos sustentáveis na Serra do Papagaio.
Entre as ações previstas no projeto, o ponto de partida foi a realização, no segundo semestre de 2110, do Diagnóstico da Produção Artesanal objetivando cadastrar os artesãos e mapear a cadeia produtiva do artesanato nas comunidades atendidas. Foram entrevistados 159 artesãos.

Entre as tipologias identificadas, destacaram-se a cestaria de bambu nas comunidades de Piracicaba, São Pedro e Índia, no município de Baependi, a produção de lã de carneiro e a tecelagem em Campo Redondo. Nas demais comunidades verificou-se alta incidência de artesãos que utilizam fios e tecidos como materiais básicos empregando as seguintes técnicas: costura de retalhos, bordados, crochê e o tricô.

A atividade artesanal na Serra do Papagaio, associada à atividade turística que se encontra em expansão, se apresenta como um forte vetor para o desenvolvimento da economia local.

Com a execução do Projeto objetiva-se disseminar os conceitos do Comercio Justo e solucionar os principais problemas encontrados na cadeia de produtiva do artesanato.

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER