E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

28/01/2011

Visita s comunidades para apresentao da cartografia social e mobilizao para o II Frum


Autor:
e-mail:

Em agosto de 2010, os jovens cartgrafos formados pelo projeto Comunidades apresentaram o trabalho realizado suas comunidades

Em agosto de 2010, o projeto retornou as comunidades para apresentar o trabalho realizado pelos jovens cartógrafos e iniciar a mobilização para o II Fórum de Comunidades, a se realizar no primeiro semestre de 2011.

As comunidades de Ribeirão, Campo Redondo, Morro Grande, Engenho, Campina, Furnas de Cima e Piracicaba puderam apreciar os mapas de seus lugares, já com várias informações localizadas nas imagens de satélite disponibilizadas pelo projeto.

Os jovens procuraram partilhar com seus vizinhos os conhecimentos adquiridos e durante as apresentações se colocaram à disposição da comunidade para apoiar ações de planejamento e associativas. Entre outras informações, o SIG local de cada comunidade favorece a identificação de APPs, limites do Parque Estadual, captação de águas e nascentes, atrativos turísticos e uso das propriedades rurais.

A idéia é que o trabalho de inserir informações nos mapas locais continue e que a estrutura do Bando de Dados das Comunidades da Serra do Papagaio, desenhada na última Oficina de Cartografia, esteja pronta para uso até o final do projeto em maio de 2011.

O público presente às apresentações locais demonstrou grande interesse pela ferramenta, de linguagem acessível e prática, e houve várias observações e análises interessantes, provando que a gestão territorial participativa é possível quando se apresentam informações acessíveis e de fácil visualização.

Ao término de cada apresentação, a equipe do projeto convidou as comunidades a participarem, através de representantes, do II Fórum de Comunidades, como uma forma de associar os esforços dos moradores da região e criar intercâmbio de ideias e ações que favoreçam o desenvolvimento local e os interesses comuns.
 

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER