E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

28/01/2011

Oficinas de Turismo Sustentvel no Vale do Matutu


Autor:
e-mail:

Em outubro e novembro de 2010, aconteceram as Oficinas de turismo com o objetivo de criar referncias sustentveis para o turismo na regio da Serra do Papagaio a partir das experincias existentes.

                                         
Com a presença de 30 participantes entre empreendedores e prestadores de serviços turísticos locais foi realizada em 23 de outubro/2010, no Casarão ,sede da AMA Matutu a Primeira Oficina  de Turismo Sustentável do Vale do Matutu. 
A partir dos diversos estudos locais já feitos e dados referentes ao Matutu e à sua atividade turística, o grupo se propôs a elaborar uma análise coletiva e consolidação de uma base de informações, de construção participativa, que apoiem uma proposta da AMA Matutu para o re-ordenamento e o desenvolvimento do turismo de base local. 
 
Contando com a apoio da facilitadora Dorotea Naddeo, da técnica em Ecoturismo Paula Arantes e de Manno França, responsável pela atividade cartográfica do porjeto Comunidades, a Oficina desenvolveu atividades e apresentou informações que possibilitaram um momento único, que possibilitou o ínicio de um planejamento turístico a partir da experiência já existente há 20 anos no vale.
 
Isso envolveu um dia inteiro de trabalho com:
  • avaliação das expectativas dos participantes em relação ao turismo local, 
  • -exposição dos princípios do Turismo Sustentável a partir dos conceitos elaborados e aceitos no cenário nacional e internacional, 
  • olhar histórico do turismo no Matutu, utilizando a linha do tempo que já vinha sendo construída  junto com os moradores pelo projeto Comunidades.
  • apresentação do SIG (sistema de informações geográficas) do Matutu, com ferramenta de planejamento do turismo
  • apresentação e discussão sobre os resultados da Pesquisa de Demanda Turística, que durante 2009 procurou identificar o perfil e a percepção dos visitantes do Vale.
 
Como atividade final,  formou-se grupos temáticos para aprofundar as informações dessa primeira Oficina e apresentar resultados na próxima oficina.
 
Grupos Temáticos:
 
1- Economia solidária: Consumo responsável e Produção Local
2- Natureza e paisagem: Atrativos locais, UCs e legislação
3- Cultura e conhecimento local: tradição e atualidade
4- Ecologia e meio ambiente: Resíduos e Impactos Ambientais
5- Identidade: Comunicação e Hospitalidade
 
 
Já na Segunda Oficina, realizada em 30 de novembro/2010 o objetivo específico foi a apresentação dos resultados dos trabalhos dos grupos, debate e complementação das sugestões, identificação de prioridades e definição de cronograma de atividades a partir das propostas sugeridas.  
 
 
 
Resultado das Oficinas
 
Agora os empreendedores turísticos do Matutu e a associação de moradores AMA Matutu conta com uma lista de ações prioritárias, algumas delas a serem realizadas com recursos do Projeto Comunidades como a estruturação da trilha de um dos principais atrativos naturais do vale, a Cachoeira do Fundo, a implantação de um Centro de Informações Turísticas no Casarão, sede da AMA Matutu, instalação de placas orientadoras aos visitantes e consultoria jurídica para apoiar a atividade turística
 
Também foi um ponto importante a ser destacado a atenção dos participantes das Oficinas com a economia local, com uma proposta de  mapeamento de consumo e produção local a ser conduzido pela Coopera Matutu. Através desse mapeamento espera-se abrir mais possibilidades de geração de renda e diminuição de custos na atividade turística.
 
Outro importante tema destacado foi a proposta de se instalar um processo de auto certificação do turismo local, que garanta um padrão de qualidade e ambiental e permita abrir caminho para um turismo realmente sustentável.
 
Esse talvez tenha sido a principal diretriz conseguida pelas Oficinas, pelo fato de que esse processo de auto certificação e de padronização da qualidade do turismo abrange todos os aspectos necessários para a sustentabilidade do turismo.
 
Espera-se que nesse início de 2011 esses passos tenham continuidade com a próxima assembléia da AMA a se realizar em fevereiro. 
O projeto Comunidades espera assim contribuir para fortalecer referências de um turismo sustentável na Serra do Papagaio a partir de experiências como as do Matutu, sem dúvida um destino que espelha o potencial turístico dessa região.
 

 

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER