E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

29/06/2010

Comeam as aes para o Comrcio Justo na Serra do Papagaio


Autor:
e-mail:

Com o apoio do SEBRAE, a Fundao Matutu comeou as aes do Projeto para Comrcio Justo. A proposta fortalecer inicialmente a rede de produtores de artesanato e introduzir esse conceito na regio

O Comércio Justo (Fair Trade) é um conceito que se dissemina cada vez mais no mundo e tem como princípio estabelecer relações éticas, ecológicas e sociais na produção, comércio e consumo. Nasce da constatação que o consumo responsável pode transformar a atual situação de desenvolvimento insustentável, além de incluir no mercado os trabalhadores à margem da atual economia de larga escala.
Através da aprovação de um projeto no edital nacional lançado em 2008 pelo SEBRAE, a Fundação Matutu possibilitou a realização de ações para implantação do Comércio Justo na região da Serra do Papagaio, inicialmente com o fortalecimento da produção do artesanato. Outros segmentos produtivos como a apicultura, latícinios e turismo podem, no futuro, vir a se beneficiar, dependendo do sucesso desse primeiro projeto.
A Oficina Inicial de Planejamento Participativo do projeto aconteceu no Matutu, nos dias 4,5 e 6 de junho de 2010 e contou com a presença de artesãos das comunidades de Ribeirão (Pouso Alto), Piracicaba, São Pedro e Índia (Baependi) e de Alagoa, inclusive do secretário de turismo daquele município. Também estiveram presentes técnicos do projeto e do SEBRAE.
Além de uma primeira apresentação do conceito do Comércio Justo, seus princípios e suas possibilidades de escoamento de produtos na rede mundial, a Oficina contou com a explanação detalhada das ações do projeto e o planejamento coletivo do início dos diagnósticos nas comunidades, com datas e locais a serem realizados.
O projeto Comunidades estará dando apoio as ações do projeto Comércio Justo, oferecendo toda base de dados gerada até o momento e articulando com as comunidades envolvidas, assim como integrando com outras iniciativas em andamento como o Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio.

Para mais informações sobre os resultados da Oficina, veja o relatório do link Arquivos do site www.serradopapagaio.org.br


 

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER