E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

09/03/2010

Matutu elabora seu Plano de Desenvolvimento


Autor:
e-mail:

O Matutu se tornou uma experincia de desenvolvimento rural na regio, onde gerao de renda, conservao ambiental e ordenamento do turismo criam oportunidades. Para continuar assim preciso planej



Nos últimos 15 anos, os moradores do Matutu tem se associado  para criar soluções e alternativas de desenvolvimento para a comunidade local.

Seu centro comunitário, o Casarão do Matutu, ( hoje, patrimônio histórico de Aiuruoca), o ordenamento do turismo local, com informações e guias, a construção de um Posto de Saúde e da  Escola Serra do Papagaio, apenas com recursos dos moradores e amigos,  são algumas dessas realizações.

Atualmente o foco de atenção tem sido o planejamento do uso e ocupação do solo voltado para o desenvolvimento turístico do lugar. Isso inclui a identificação de limites de carga e dos valores paisagísticos e ambientais
A partir da constatação que o movimento e chegada de visitantes e novos moradores vem crescendo e acelerando, a AMA Matutu em parceria com o projeto Comunidades está desenvolvendo, em conjunto e através de consultas com os moradores, uma proposta para organizar e planejar melhor o vale.

Uma das idéias é elaborar o Plano Diretor municipal do Matutu, mas o processo está aberto para outras soluções que se mostrem igualmente efetivas .

O trabalho foi iniciado com uma reunião inicial com multiplicadores em julho e depois uma Oficina em novembro de 2008, com a participação de aproximadamente 50 pessoas, onde se definiu temas e pontos a serem abordados.
No primeiro semestre de 2009, foram elaborados os estudos e uma proposta base a ser analisada pelos moradores. A partir do segundo semestre de 2009 começaram as visitas às famílias e empreendimentos para consultar sobre proposta.

Nesse momento,  com os levantamentos e mapeamentos finalizados e com o resultado parcial das consultas realizadas, a equipe do projeto avaliou que, antes de se falar especificamente de propostas formatadas ou se realizar um processo decisório coletivo, ainda é preciso  se trabalhar mais a comunicação e  ampliar a reflexão e diálogo da comunidade sobre a necessidade, ou não, de se planejar o desenvolvimento local.

Assim, estão sendo organizados agora, durante os meses de março/abril, fóruns preparatórios entre os diversos segmentos de moradores do vale (moradores tradicionais, moradores da Reserva Matutu, proprietários em geral e empreendimentos turísticos).

A iniciativa  tem se mostrado interessante mesmo ainda sem chegar a produtos finais, sejam eles um projeto de  lei municipal ou apenas um regimento local  e diretrizes de desenvolvimento, com base em consenso e auto-gestão.

O fato do assunto entrar definitivamente na pauta da comunidade local, chamando a atenção para as escolhas de futuros que estão sendo feitas e para a qualidade de desenvolvimento que realmente se quer,  já pode ser considerado, desde já, um bom resultado.

 

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER