E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

04/03/2010

Moradores de comunidades discutem realidades locais e desenvolvimento rural


Autor: Luiz Mida
e-mail: projeto@serradopapagaio.org.br

Tomar o rumo da regio em nossas mos. Eis o lema e o convite feito pelo 1o Frum das Comunidades da Serra do Papagaio, ocorrido no Matutu, em outubro de 2009.



Com a presença de 68 pessoas, representando 10 comunidades da região, o Fórum tinha como principal tema a atividade econômica  e a geração de renda na zona rural. No entanto, outros tantos temas, ao longo da discussão emergiram como base para um desenvolvimento econômico viável e duradouro. Temas como legislação ambiental, associativismo, educação permearam o Fórum, tornando-se tópicos importantes da Carta de Manifestação gerada na ocasião pelos participantes.
 
A metodologia aplicada durante os dois dias foi a das rodas de conversa, que permite uma discussão informal e distribuída em grupos aleatórios, enquanto ia se rodando quitandas fresquinhas e um café quentinho, trazendo acolhimento e um clima intimista, onde os participantes se sentiam mais á vontade para dar suas opiniões como na cozinha de casa. Enquanto isso, relatores sistematizavam mapas mentais das discussões. Esses mapas foram recolhidos pelos facilitadores do Fórum e durante a noite, pinçados os temas recorrentes e as colocações feitas.No dia seguinte, foi apresentado ao grupo os temas e uma redação inicial da carta. Os participantes dividiram-se novamente em grupos, agora por preferência de temas e passaram a melhor organizar as idéias e contribuir para a redação  da Carta. Enquanto isso, uma comissão de redação recebia os trabalhos dos grupos e elaborava a versão final.

Ao final da manhã, em assembleia, os participantes melhoraram e aprovaram a redação final da Carta, com grande entusiasmo e participação. Também este 1o Fórum achou por bem traçar ações que preparassem o 2o Fórum, a se realizar no primeiro semestre de 2010.

Veja o relatório do Fórum no site do projeto, no link de arquivos.

A Carta de Manifestação e Intenções das Comunidades da Serra do Papagaio será apresentada  na cerimônia de implantação do Consórcio da Serra do Papagaio, a realizar-se em breve.
 

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER