E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Notícias

Enviar esta notícia Imprimir esta noticia

fechar

ENVIAR NOTÍCIA
Nome do amigo
E-mail do amigo
Seu nome
Seu e-mail

27/02/2010

Ecodesenvolvimento na Serra do Papagaio pode se tornar poltica pblica atravs doConsrcio Regional


Autor:
e-mail:

Em uma iniciativa indita em Minas Gerais, os municpios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto articulam-se para a sustentabilidade de uma das mais belas e ricas regies do Brasil.

 
Os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto estão instituindo um consórcio regional com foco na gestão integrada do território e no fomento de atividades econômicas sustentáveis, contando para isso com o apoio do projeto Comunidades da Serra do Papagaio, realizado pela Fundação Matutu e especialmente de um de seus parceiros, o SEBRAE-MG.
 
Em sintonia com as novas oportunidades que a região  oferece, os cinco municipios da Serra do Papagaio, onde o Parque Estadual foi criado, articulam-se nesta iniciativa conjunta com foco no  ecodesenvolvimento. 
 
O processo de criação do Consórcio vem sendo acompanhado pelo governo do Estado de Minas Gerais, que espera contribuir, nas palavras do Vice Governador Antonio Anastasia, para tornar a região um “case”, ou seja, uma experiência que sirva de referência para outras regiões.
 
O Consórcio vem  complementar, com seus programas educacionais e de fomento, às atuais políticas públicas ambientais que chegam na região. 
Na medida que cresce a importância ambiental do sul de Minas, estas políticas se multiplicam,seja através da implantação de unidades de conservação, como o Parque Estadual, seja através da intensificação de fiscalização e licenciamento ambiental de  empreendimentos.
 
Espera-se com as atividades do Consórcio conciliar as diretrizes conservacionistas com os interesses e necessidades da população e produtores locais, especialmente da zona rural. Esta é o caminho escolhido para diminuir o exôdo rural e fortalecer a identidade da região, de tradição agrícola.
 
Outro resultado esperado é uma melhor coordenação entre as várias instâncias de gestão do território, como poderes executivos e legislativos municipais e estadual, orgãos ambientais, proprietários e sociedade civil em geral.
 
Dentro do processo de criação do Consórcio, o Protocolo de Intenção, documento base elaborado por um GT interinstitucional em 2008, foi ao longo de 2009 aperfeiçoado, assinado pelo Executivo dos 5 municípios e submetido a apreciação e votação dos Legislativos locais, tendo sido já aprovado, por unanimidade, nos municípios de Aiuruoca, Alagoa e Pouso Alto. O Protocolo estará agora passando por votação nas Câmaras de Baependi e Itamonte. 
 
Leia mais sobre o Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio em:
www.serradopapagaio.org.br/noticia.asp?id=15
 
Dow load do Protocolo de Intenções, contendo os objetivos e estrutura administrativa do Consórcio: www.serradopapagaio.org.br/arquivos 
topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER