buscar no site em

 
E-BOLETIM
Informação no seu e-mail
NOME
E-MAIL

CADASTRAR SAIR

voltar topo

Piracicaba

Principais caraterísticas

Pertencente ao município de Baependi, MG


Riquezas Naturais:

cachoeira do Piracicaba, rio Santo Agostinho, vale do Gamarra, cachoeira do Juju, cachoeira do Caldeiro, Pico do Canjica

Número de habitantes: 409 (185 mulheres e 224 homens)
Atividades Predominantes: Artesanato em bamb, pecuria leiteira e agricultura
Infraestrutura e serviços: Escola de 1o grau, Igreja, Posto de Sade, Projeto Nosso Po
Principais Festas: 26/dezembro a 06/janeiro- Folia de Reis,06/janeiro-Festa de Reis,13/junho-Festa de Santo Antnio (padroeiro do lugar), sem data-Teros de So Gonalo



 

Histórico

Localizada a 25 km de Baependi e 12km dos limites do PESP, Piracicaba tem como vizinhas as comunidades do Chapéu, Fundão, Gamarra de Baixo, Gamarra de Cima e Juju.
Segundo a história dos mais velhos, Piracicaba surgiu quando um homem rico chamado Gabriel Ribeiro veio de São Paulo e com ele seu irmão, que tinha matado uma pessoa. Gabriel comprou a maior parte das terras do local. Onde hoje onde se localiza o bairro ele doou para a Igreja, depois de algum tempo o padre local resolveu vender pequenos pedaços de terra para várias pessoas sem a opinião de ninguém, formando assim o bairro de Piracicaba.
O nome do bairro foi dado pelos jesuítas que vieram explorar o local. Eles gostavam de pescar, mas o peixe só vinha até aqui e eles falavam: “aqui o peixe caba”. Juntando as duas palavras ficou pira se caba, ou Piracicaba.
O principal meio de vida da comunidade é o artesanato de palha e de bambu além de pequenos produtores de leite. Sua cultura é a folia de Reis que começa no seis de janeiro continua ao longo dos três primeiros meses do ano. Tem também terços de São Gonçalo, festa da Padroeira do Bairro que é santo Antônio considerado como o Santo casamenteiro comemorado no dia 13 de junho.
Uma Igreja antiga que falam ter 162 anos que tem o melhor sino da região, tão bom quanto o da igreja matriz em Baependi. Esse sino foi doado por Antônio Ribeiro, irmão de Gabriel Ribeiro, que tinha matado uma pessoa em São Paulo e fugido para Piracicaba, ele fez uma promessa para Santo Antônio e se ele não fosse condenado ele doaria um sino de bronze para a Igreja local.
                                                                          Wiliam Fernandes de Souza

Agente do projeto em Piracicaba: Wilian, Wellington, Aurora e Daiane
Cargo/função:agentes locais
E-mail: --------------------------
Contato: ---------------------------

topo
Comunidades Serra do Papagaio

Todos os direitos reservados - Projeto Para Gestão Integrada do Parque da Serra do Papagaio e Seu Entorno
Responsabilidade legal: Fundação Matutu - © Junho/2008 - CRÉDITOS - WEBMASTER